Labels

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ronaldo Leal do Prezunic responde a perguntas de participantes do 1º Fórum de RH e Negócios


O 1º Fórum de RH & Negócios organizado pelo Movimento RH Baixada foi um sucesso. E um dos pontos que mais chamaram atenção, foi a participação do público. Um dos mais requisitados foi Ronaldo Leal do Supermercados Prezunic, que respondeu a várias perguntas no local, e outras ainda foram deixadas para serem respondidas posteriormente.

A diretoria do Movimento RH Baixada agradece pelo carinho dos participantes com o evento, e a consideração do Ronaldo Leal em responder a todas as perguntas:

Luiz Claudio da Quality Consult Rh
: Em conseqüência dos salários baixo do comercio varejista está relacionada com a alta rotatividade dos colaboradores , mesmo com os benefícios oferecidos não há possibilidade de mudanças na política salarial do setor para se fidelizar o colaborador?
Ronaldo Leal: As questões salariais, as condições de trabalho e os planos de benefícios já estão sendo analisados e ajustados no comércio varejista, vale lembrar que os ganhos no varejo são mínimos, as margens são rasteiras, por isso essas modificações são lentas e sofrem interferências de vários outros segmentos de mercado.

Thais Federal: O que você possui em relação a plano de saúde, assistência odontológica e seguro de vida?
Ronaldo Leal: Planos de Saúde e Dental – Amil e não temos seguro de vida.


Luiz Claudio- Quality Consult Rh
: Com a política de transportes no estado do RJ ( bilhete único, rio card, etc) ,há possibilidade de contratação de colaboradores da baixada fluminense para lojas em outras regiões?
Ronaldo Leal: Claro, antes da política dos bilhetes Único e Carioca já trabalhávamos com profissionais da Baixada Fluminense, as modificações serviram para estimular a contratação de moradores dessa região, é importante ressaltar que privilegiamos a proximidade da moradia com o local de trabalho, não se analisa somente a questão financeira.

Giselle – Correios:  sobre o trabalho de empregados com transtornos mentais. Qual é ( como é feita ) a gestão desse trabalho? Como é feita a captação desses colaboradores?
Ronaldo Leal: Dentro do Prezunic temos uma empresa que é responsável pela gestão do trabalho dessas pessoas, isso inclui atendimento Psiquiátrico, Psicoterapia e estagiários que acompanham esses profissionais em seus postos. Recebemos essas pessoas de vários centros  como o CAPS, o  Nise da Silveira e etc. 

Ana Claudia- Personal Service : Qual a maior dificuldade que surgiu na inclusão das pessoas com transtorno e como foi solucionado?
Ronaldo Leal: O maior problema é lidar com situações novas, os julgamentos que fazemos dessas pessoas são e devem ser feitos sob outros olhares, somos mais ponderados e condescendentes na análise dos problemas. 
Andrea: Como o Rh pode fazer para mudar a cultura da empresa? Fazer com que os donos  ou dono acreditar que essa valorização do ser humano é que vai fazer que as metas sejam alcançadas?
Ronaldo:  Se acreditamos que as pessoas fazem a diferença nos negócios, o que devemos fazer todos os dias em nossas atividades, é mostrar através de relatórios e números essa comprovação. Vou te dar o nosso exemplo em dois pontos, temos a menor rotatividade de pessoas nos nossos quadros de funcionários. Por quê esses profissionais ficam na empresa?  Primeiro pela perspectiva de crescimento de carreira (oferecemos desenvolvimento e oportunidades) e segundo porque se sentem respeitados (qualidade do ambiente de trabalho, valores éticos claros) pela empresa. O segundo caso seria que temos o menor  número de processos trabalhistas do setor, nossos ex-funcionários reclamam menos na Justiça do trabalho porque acham que nosso contrato de trabalho é justo e equilibrado. Essas fontes saem de entrevistas de desligamento, relatórios de treinamento, e  etc.
Denise- MHF: Com relação a retenção de talentos, o Prezunic tem algum projeto? Como é?
Ronaldo Leal: Não temos um projeto específico de retenção de talentos, como nosso foco é voltado para a prestação de serviços cuidamos das nossas pessoas através de diversas práticas, sejam elas de desenvolvimento ou mesmo estruturais(condições físicas de trabalho).   

Milena Teixeira: World Study: Que tipo de capacitação ( e para que nível hierárquico) vocês pretendem oferecer diante do eventos  como, copa do mundo e olimpíadas nos quais teremos milhares de estrangeiros freqüentando nossos supermercados?
Ronaldo Leal: As nossas lojas mais próximas desses eventos serão as unidades da zona oeste no período de Olimpíadas. Fizemos recentemente uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro onde eles oferecerem gratuitamente treinamentos dirigidos a esses eventos, já realizamos esse trabalho na loja Recreio. Num futuro mais próximo desses eventos certamente estabeleceremos alguma estratégia para receber essas pessoas, especialmente no que se refere a língua estrangeira, até porque, com relação a atendimento, já fazemos isso regularmente.

Luiz Claudio- Quality consult Rh:  A empresa além de nova Iguaçu, prevê investimento para outras cidades da baixada fluminense?
Ronaldo Leal: Neste momento não, já temos o terreno em Nova Iguaçú, e esse a princípio é o único projeto para a região.

Fernando: Com o Prezunic desenvolve as lideranças nas medias gerenciais? Vocês possuem algum programa interno de capacitação ?
Ronaldo Leal:  Além das atividades esporádicas(leitura de e textos e livros, workshops, reuniões mensais, novos projetos) aplicamos regularmente dois treinamentos gerenciais ao ano para todas as nossas chefias baseados em competências Prezunic.

Marco Aurelio- Lavazza: Como sendo uma empresa familiar , qual a estratégia de “convencimento” e “venda” dos projetos e aprovação pela diretoria?
Ronaldo Leal:  O projeto nasce sempre de uma demanda,  seja específica ou especulativa, sem devaneios. Nós técnicos, discutimos os primeiros passos e elaboramos o mesmo já descrevendo cada fase e acentuando os resultados projetados. Bom, tudo alinhado à cultura da empresa, quando não precisamos de investimento é fácil, é conversar e “tacar tinta”, agora, quando a discussão entra na questão financeira, por vezes você pode levar um tempo maior para aplicar, mas se houver convicção e bons argumentos de defesa, não existe dono de empresa que resista a uma boa idéia.

Priscila  Simas – Wizard : Que tipo de trabalho motivacional é feito com os colaboradores para a permanência na empresa?
Ronaldo Leal:  Idem acima Resposta Denise.

Taisa Lemos- Emefarma:  Em comparação a empresa que trabalho , a rotatividade do Prezunic é alta. Quais as fontes utilizadas para atração de candidatos.
Ronaldo Leal: Recebemos muitas indicações de funcionários, trabalhamos com parentes em lojas diferentes, recebemos muitos currículos(cerca de 2000 por mês) nas lojas. Trabalhamos com duas consultorias de mão de obra que nos atendem nos casos das licenças de funcionários.

Camila- Evanil: Como é feito o processo seletivo do Prezunic , referente a grande quantidade de vagas? É estruturado que qual forma?
Ronaldo Leal: Temos dias específicos para seleção de candidatos, pelo menos três vezes na semana. O candidato passa uma manhã em várias atividades, redação(grafologia), testes situacionais e dinâmicas de grupo, no mesmo dia ele recebe ou não a indicação de continuar no nosso processo de admissão.

Vitor:  Você acredita que atendimento ao cliente deveria ser implementado como matéria curricular tendo em vista que o serviço hoje é um diferencial nas empresas?
Ronaldo Leal:  Como acredito que atender pessoas primeiro se estabelece na formação do caráter do indivíduo, gostar ou não de lidar com gente, e isso não é pejorativo, e de que prestação de serviços é uma questão particularizada nas empresas, não consigo acreditar em qualquer uniformidade nessa área.

Daniele- Evanil: Gostaria de saber mais informações sobre a implantação do programa de estágio do Prezunic.
Ronaldo Leal: O Programa de Estágios surgiu para dar sustentação ao Recrutamento Interno, tínhamos as oportunidades, mas os nossos funcionários não tinham o conhecimento técnico para concorrer aos cargos, as vagas eram preenchidas por profissionais externos, e esses levavam um tempo maior para se aculturar. Então resolvemos conceder 6h semanais de estágio dentro de sua jornada de trabalho, durante seis meses, aos funcionários interessados em outras carreiras. Para cargos mais técnicos(Auxiliar de CPD, RH) fazemos uma análise perfil(Análise de vocação) para autorizar o estágio.

Priscila- Estudante Uniabeu:  Vocês possuem algum tipo de trabalho ( Ex: Aconselhamento) , para o funcionário não deixar a empresa?
Ronaldo Leal: Não fazemos nada de específico, cabe o comentário que recontratamos ex-funcionários depois de analisar os motivos de sua saída de nossa empresa.

Priscila-Estudante Uniabeu: Quais os principais motivos de desligamento de funcionários?
Ronaldo: Principalmente a excessiva carga horária de trabalho (de domingo a domingo) e a questão salarial.

Ricardo Bicov- RT consultoria: Qual a solução para o problema de retenção de talentos no segmento supermercadista ? O que podemos fazer para lidarmos com  esta situação?
Ronaldo: Acredito que já respondi essa pergunta, estamos revendo principalmente as condições de trabalho dos nossos profissionais, os salários, os planos de benefícios, mas como já foi falado antes, são muitas as implicações, especialmente os nossos custos operacionais elevadíssimos.
Você que está em uma grande empresa de varejo, qual a maior dificuldade que tem encontrado no setor?
Ronaldo Leal: Nosso  maior desafio   é correlato às dificuldades das grandes indústrias, é exatamente a falta de profissionais capacitados, isso se agrava no varejo por conta dos baixos salários e da alta rotatividade característica do nosso negócio.  

A empresa se preocupa com a saúde ocupacional e a segurança de trabalhador? Quais as iniciativas adotadas?
Ronaldo Leal: Como já citei antes, não acreditamos em qualidade de prestação de serviços sem a proporcionalidade no tratamento dos nossos profissionais, cuidamos das nossas pessoas. São vários os projetos, Acompanhamento de Gestantes, Hipertensos e diabéticos, visitas sociais e médicas a funcionários internados ou afastados, atenção a questão da ergonomia para adequação de máquinas e equipamentos e do próprio local de trabalho e etc.

Se você pudesse ser utópico em idealizar novos profissionais de RH, ou sua equipe, como descreveria?
Ronaldo Leal:  Dentre as qualidades dos profissionais de RH vou citar algumas: analítico, capacidade crítica e prática pois somos muito bons na retórica, mas resistentes a mudanças,  e isso incomoda a quem decide, aprofundamento no negócio da empresa para ter a capacidade de associar seu trabalho aos resultados da organização.